O apontamento no CPF nada mais é que o resultado de contas não pagas. E isso impacta diretamente no crédito do devedor. Portanto, a pessoa com esse tipo de apontamento perde a oportunidade de financiar um imóvel ou solicitar um cartão de crédito.
O que é apontamento no CPF?
O apontamento no CPF está relacionado a dívidas ou pendências financeiras que um consumidor tem com os credores. Quando uma pessoa não paga a conta em dia e fica em aberto, o nome entra no registro de informações de inadimplência.
Logo, resulta na negativação do CPF. Esse registro serve como um alerta para as empresas sobre a dívida do consumidor e, com isso, impacta na capacidade de obter crédito no futuro.
O que gera apontamento no CPF?
O apontamento no CPF surge devido à falta de pagamento de contas, assim como empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito. Lembrando que as empresas têm o direito de registrar o nome do consumidor após um dia de atraso no pagamento.
No entanto, antes de negativar o CPF, o credor precisa notificar o devedor sobre a pendência. E o meio de cobrança acontece geralmente por:
- SMS;
- e-mail;
- carta.
É fundamental que tanto credores quanto consumidores entendam as obrigações e direitos para evitar conflitos e garantir uma relação mais transparente no mercado de crédito.

Legislação e responsabilidade da notificação
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é responsabilidade do órgão que possui o cadastro de inadimplentes notificar o devedor antes de negativar o seu nome.
O Enunciado 359 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabelece que essa notificação deve ser realizada pelo credor, mas não é necessário comprovar o recebimento por parte do devedor. Ou seja, basta que se prove que houve o envio da comunicação.
Direitos do Consumidor
Os consumidores têm o direito de ser informados sobre a inclusão de seus nomes em cadastros de inadimplentes, conforme determina a jurisprudência.
A falta de comunicação pode acarretar algumas responsabilidades para as entidades que administram esses cadastros. Desse modo, pode resultar em indenizações por danos morais se a inscrição for feita sem a devida notificação à pessoa devedora.
Como saber se o meu nome está sujo?
Para verificar se o seu nome está negativado, você pode consultar diretamente no site de consulta ao crédito, que oferece esse serviço para consumidores.
Além disso, você pode solicitar uma verificação na Omni 360 de forma segura, com suporte e rapidez. Os nossos consultores estão aptos para te ajudar nesse processo.
Preencha o formulário e nossos consultores
irão te ajudar a remover seus apontamentos
em CPF ou CNPJ.
Como retirar apontamento no CPF?
Se você precisa retirar um apontamento no CPF, o primeiro passo a seguir é identificar a dívida e depois verificar com quem você deve negociar. Em seguida, entre em contato com a empresa credora para discutir as formas de pagamento ou negociação da dívida.
Caso não tenha como pagar o valor total ou sentir que as parcelas da renegociação estão acima do seu orçamento, conte com o auxílio dos nossos consultores. Na Omni 360, você pode solicitar a remoção dos apontamentos e limpar o seu nome por um ano.
A Omni 360 não faz renegociação com os credores, no entanto, entra com uma liminar para remover os apontamentos que estão no seu CPF e proporcionar 12 meses de fôlego financeiro. Após o apontamento ser removido, a sua chance de voltar a ter crédito aumenta.
Por fim, se você está cansado(a) de sentir vergonha por estar sem crédito disponível devido a uma crise financeira, preencha o formulário acima e fale com o nosso consultor.